Um loosho!

Somos doadoras e somos um loosho!

Posted on: fevereiro 27, 2011

Meu sanguezinho lindo.

Ontem, dia 26/02, foi o dia da campanha que realizei “Doar sangue é um loosho!”, no Hemoce. Vou contar todas as impressões, do início ao fim, pra encorajar quem ainda tem  algum medo.

Infelizmente, de todas as pessoas que se prontificaram em aparecer para a doação, apenas a Lucy (@flows) apareceu, e levou a Paulinha, sua irmã. Lucy é minha amiga há alguns anos, é ruiva, jornalista e é um loosho. Paulinha faz enfermagem na UFC e ficou nos dando algumas diquinhas.  Não vou dar puxão de orelha em ninguém, pois não me convém fazer isso. Acredito que todas as pessoas tiveram empecilhos reais para não poderem comparecer. E caso não tenham tido, não serei eu a dar sermão. A doação é voluntária, então…

Primeiro passamos por um cadastro, onde perguntam nosso endereço e telefone. Logo em seguida, nos encaminham para uma salinha onde verificam a nossa pressão, temperatura, e fazem um micro furinho no nosso dedo, pra colher sangue e saber como está o nosso nível de hemoglobina (não dói nada). Depois, vamos pra uma outra salinha onde passamos por uma série de perguntas, do tipo: usa sempre preservativo? Toma algum medicamento? Faz a prevenção do câncer de ano em ano? Tem apenas um parceiro? Usa drogas? Esse tipo de questionário. Não precisa se envergonhar, eles perguntam tão rápido que nem dá tempo de ficar com vergonha. É importante responder tudo com muita sinceridade, claro. E pronto. Você já fica sabendo se está apto ou não para doar sangue. E eu estava! A Paulinha também. A Lucy, infelizmente, estava com a taxa de hemoglobina baixa, e não pode doar. Mas ela já garantiu que mês que vem aparece lá no Hemoce, pra tentar novamente :)

Recebemos um cartãozinho, que nos dá direito a fazer um pequeno lanche. Um sanduiche de queijo com suco de goiaba. Foto na tela!

Tava bem gostosinho.

 

E pronto! Esperamos 15 minutinhos e fomos para a sala de coleta.

Tá todo mundo querendo saber se doeu, né? Aposto. Pois, eu digo… Doeu, sim. Uma dor tão rápida, que 1 segundo depois, já passou. Não dá tempo nem dizer “ai”. A dica é não olhar pra agulha, quem tem medo delas. Aí, é só relaxar, ouvir música, ver TV, twittar,  ou conversar com a enfermeira. Não dura mais que 10 minutinhos. A bolsa de sangue não fica visível, pois fica embaixo de uma mesinha lateral, ao lado da poltrona, mas claro que pedi pra Lucy tirar foto da minha:

 

Sangue de loosho!

E depois, um flagra da Paulinha, muito concentrada, ouvindo música no seu iPod (e a minha cabeçona sorridente junto):

Fomos de vermelho, como o combinado.

 

Estava tudo muito bom, tudo muito bem. Não senti nada durante a doação. Confesso que estava muito nervosa antes de ir ao Hemoce, fiquei com medo de passar mal, desmaiar. Quando mais nova, poderia ver rios de sangue que não sentia nada. Agora, depois de velha, dei pra me sentir mal só em ver sangue de, sei lá, um pernilongo morto.

A maquininha apitou, avisando que a bolsa já estava cheia. A enfermeira tirou a agulha, doeu só um tiquinho. E eu pedi pra ver a bolsa de sangue. Assim que vi, fiquei com tontura! Já pensou? Passo a doação toda tranquila, e só resolvo ficar tonta ao final de tudo. Mas não foi nada grave, só uma fraquezinha. Fiquei deitada por um tempinho, e pronto. Paulinha é forte, terminou a doação e já saiu caminhando e sorrindo.

Depois, você vai de novo até a cantina e faz outro lanche. E prontinho, já está  liberado pra ir pra casa.

Pra resumir: o processo todo, incluindo as triagens, não dura mais que 40 minutos. É super tranquilo e limpo. As duas enfermeiras que tive contato eram bem simpáticas. E dói um pouco, sim, mas como falei, não dura mais que 1 segundinho.

Eles dão um prazo de 90 dias para você receber, em casa, os exames em relação ao seu sangue, inclusive o de HIV. E também a sua carteirinha de doador.

 

E aí, quem vai atingir primeiro as cinco estrelinhas?

 

Vale muito a pena  doar! Daqui 3 meses, estarei lá de novo. Pretendo continuar indo, de 3 em 3 meses. Ano que vem, pretendo fazer a campanha novamente, antes do carnaval, e espero contar com a participação de mais pessoas.

Adorei ter ido, de verdade! A sensação de estar ajudando alguém, mesmo que desconhecido, é muito boa. E um dia posso ser eu a estar precisando de sangue, né? Você,  sua mãe, seu pai… Espero que não, mas não podemos contar com a sorte. Acidentes acontecem com qualquer um.

Beijos, da mais nova e orgulhosa, doadora da cidade Ѽ

 

 

17 Respostas to "Somos doadoras e somos um loosho!"

ótima iniciativa, já pensei várias vezes em doar sangue, e acho que vou mesmo!

adorei :**

parabéns meninas acho que acima de tudo é preciso ter coragem, coisa que pra isso eu não tenho, certamente muitas pessoas vão ser beneficiadas com a ajuda de vocês!

beijo grande

Que tudo, Jac! Adorei! Super parabéns mais uma vez pela iniciativa. Pessoas como vc fazem a diferença na vida dos meus pacientes. Pena que outros compromissos impediram muita gente de ir (como eu, que estava na Pós), mas o importante é tbm falar no assunto, levantar a discussão, chamar a atenção e mostrar que os blogs tbm podem ter uma função social. Conte comigo.
Bjo grande!

Ai, que gracinha! Confesso que quando vi no início do post que você ia falar de doação de sangue eu já quis parar de ler logo, fiquei com medo de você dar sermão e mandar todo mundo doar. Mas depois que li achei super tranquilo e quando eu tiver idade pra doar, eu vou querer doar. Pareceu tudo muito normal. Parabéns pela iniciativa!
Raquel.

Mulher, na verdade era minha taxa de hemoglobina que tava baixa. Uó, já tomei minha primeira cápsula de suplemento hoje. Resolvi não comprar BIOTÕNICO FONTOURA porque deve engordar mais que uma gravidez.

ah, parece que quem é doador constante tem isenção em concursos públicos estaduais e municipais, incluindo, por exemplo, o vestibular da UECE! a gente ficou conversando com aquele moço simpático do balcão. depois se informa e faz um update no post! :)

Parabéns Jac, qdo eu estava na faculdade, que é ali do lado, eu doava de 3 em 3 meses. Vou voltar depois que ficar boa da minha gripe/ sinusite. E aproveito para dizer que no momento da doação vc tb pode se inscrever para fazer o teste de compatibilidade de medula óssea! Lindo ne

Ah, e eu acho uma delicia o sanduíche do hemoce! Rsrs. Deu saudade de doar só pra provar um teco! Rsrs

Menina, juro que estive lá psicologicamente. Trabalhar com assessoria tem desses imprevistos. Mas a minha palavra e a da Juliana Oliveira estão de pé: esta semana iremos doar e mandaremos a foto pra você. Além da doação, também irei me inscrever como doadora de medula óssea. Poder ajudar alguém é sempre um prazer. Bjs e parabéns pela iniciativa da campanha.

Massa, cocota. SEJE doadora mesmo, quem sabe um dia eu crie coragem e vá! Eu não podia ir antes por causa do peso, mas acho que agora…

Ow, Jac. Primeiramente tenho que dizer: nem acredito que muitas pessoas que se envolveram com a iniciativa faltaram e, inclusive, eu. :( Te falei que ia pela manhã, não foi? E acabou nem dando certo ir com o namorado, pois ele teve afazeres urgentes pela manhã que se estendeu quase para a noite. Mas nosso desejo de doar ainda está super de pé e prometemos um ao outro que na primeira oportunidade que tivermos, de irmos fazer nossa doação sem falta.
E agora sobre o post: muito, muito legal, Jac! Me encorajei ainda mais para doar, menina! E parabéns mais uma vez por essa ótima iniciativa! Tô orgulhosa de você! ;)
Beijos e uma ótima semana pra ti, querida! ;*

foi so pelo o sandwish diz a verdade! :)

eu nem sei se posso doar, meu problema da tireoide é foda… não sei se isso afeta. mas lembro bem que qdo minha avó era viva e precisou de sangue pra cirurgias, rolou uma mobilização de amigos e familiares para doar, porque realmente faltam estoques em vários locais, e sua iniciativa está de parabéns!

Eu não lhe disse que só doi qdo coloca e tira a agulha…é igual exame de sangue e olha que tenho prática nesse tipo de exame, afinal quem teve hipertireóidismo como eu, de 3 em 3 meses tava lá no laboratório, um horror…rsrsrsrs…
Hoje em dia é bém melhor só devo fazer exame de sangue de 6 em 6 meses, mas dou uma burlada e só faço uma vez por ano…rsrsrs…doida eu…MENINAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO!!!
BJS

Muito legal, Jacque!

;*

Own amiga, que coisa maravilhosa você poder ir doar sangue, fico muito feliz com isso.
Eu já tinha avisado que não poderia ir por questão de saúde mesmo, então tô livre da bronca. Hahaha.
Beijos amiga e ótima iniciativa.

http://www.deliriosdeconsumista.com.br

Deixe um comentário

